terça-feira, 19 de outubro de 2010
O Jogo
Marie-Louise-Thérèse-Victoire
Escolhi a princesa Victoire pois achei interessante que sua imagem estivesse ao lado de alguns elementos que a complementavam. Além de ver suas irmãs ao seu lado formando um quarteto. O quadro “Madame Marie-Louise-Thérèse-Victorie de France - A Água” foi pintado em 1751 por Jean-Marc Nattier. O estilo do traço é meio clássico, mas tem certo ritmo e desequilíbrio típicos do rococó. O quadro também é marcado pela representação de uma alegoria e contem cores claras na princesa, destacando-a do fundo mais escuro.
Há alguns elementos muito interessantes no quadro que devem ser citados. Nattier, o pintor, gostava de criar seus quadros usando alegorias de divindades, consegui ligar Victoire à uma ninfa imortal do mar chamada Galateia, que amava Ácis. Um ciclope chamado Polifemo a amava e matou Ácis ao verem os dois juntos. Galateia, então, transforma o sangue de Ácis no rio Ácis.
Primeiramente, o pintor consegue remeter o quadro a água com o pano que envolve a moça, o jarro à direita, no canto do quadro e como o rio ao fundo. Examinando mais atentamente é possível ver um padrão na imagem, ao olhá-la em diagonal. O corpo da mulher, o tronco e o pano, tem o formato de ondas, que novamente remete à água. O jarro de água é o único elemento que quebra este padrão. Foi possível observar que em todos os quatro quadros sempre há um elemento que quebra os padrões de formato dos quadros, que pode ser devido ao fato de nenhuma delas ter tido uma vida plena. Victoire por exemplo, nunca se casou e nem foi criada no palácio com suas irmãs.
O jarro também pode ser interpretado como Ácis, o amado da ninfa, que morreu e, portanto, não mais ao lado dela. As pérolas, os cisnes, assim como o branco representam a nobreza, a pureza. As flores em seu cabelo sua feminilidade. Sua feição é gentil, mas ligeiramente melancólica. Ela é esguia, caracterizando a água.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Galateia
http://blog.catherinedelors.com/madame-victoire-daughter-of-louis-xv/
http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.php?page=Santos+Agua
http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Marc_Nattier